sábado, 1 de outubro de 2011

O surgimento da fotografia

O surgimento da fotografia em 1826 provocou uma revolução no desenvolvimento da relação entre arte e tecnologia. Foi um grande marco da evolução do homem e sua relação com a imagem.
“As fotografias gostam de caçar na escuridão  de nossas memórias. São infinitamente menos capazes de nos mostrar o mundo que de oferecê-lo ao nosso pensamento.”

        Etienne Samain (2005),
Deixou para trás a habilidade humana e passou a ser técnica. A fotografia mudou a maneira de como registrarmos a nossa historia, perpetuando momentos únicos com um simples clique.
    A fotografia evoluiu no mesmo ritmo das outras tecnologias e, como se fosse inevitável, aderiu ao sistema digital. É um dos exemplos mais significativos de nossa evolução. Passou a ser um instrumento de documentação da nossa história, com precisão e realismo. Fotos são modos de dizer com sinceridade e de dar sentido de realidade.
A fotografia é testemunha da história do mundo e exerce um grande poder de sedução na percepção estética, estimula a sensibilidade e exerce uma grande influência no nosso imaginário.
A fotografia é arte visual e é também um produto cultural e histórico, por isso supõe um espectador. Este, ao olhar uma fotografia, mantém uma relação com ela. Assim, fica claro que a atenção visual é um fator determinante na relação entre a fotografia e com quem a observa.
A fotografia é um texto e para ser compreendida tem que ser lida. Para que aconteça a leitura da imagem é preciso conhecer os códigos da linguagem visual para que possa estabelecer uma relação com o mundo e assimilar as informações sobre o mesmo.
A observação da fotografia faz com que o espectador reconheça alguma coisa na imagem que ele vê. A Fotografia é memória e com ela se confunde. É algo que ele sabe que existe ou existiu na realidade. Isso ativa a memória, causando-lhe um prazer específico. A este processo Aumont (2005) chama de ‘esquema’, ou seja, o processo da rememoração pela imagem.
     REFERENCIAS:
AUMONT, Jacques. A imagem. 10. Ed.Campinas: Papirus, 2005.
BELLOUR, Raymond. Entre-imagens: foto, cinema, vídeo. Campinas: Papirus,1997.(coleção Campo Imagético).
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão e educação: fruir e pensar a TV.2.ed.Belo Horizonte:Autêntica,2003. (coleção temas e educação, 1).
SAMAIN,Etienne. O fotográfico. 2ª edição-São Paulo: Editora Hucitec/Editora Senac São Paulo, 2005.
O surgimento da televisão
O mais poderoso meio de transmissão de informação, lazer, cultura e idéias.
A televisão foi criada graças ás pesquisas de inúmeros cientistas, matemáticos e físicos.
A televisão chegou ao Brasil na década de 50, graças a Assis Chateaubriand, um homem polêmico e ousado, empreendedor e visionário, proprietário na época de um império de comunicação,(Diário da noite, Diário de São Paulo),revistas(O Cruzeiro), e emissoras de rádio (Rádio Tupi)
Foi um homem que apostou numa tecnologia que ainda dava os primeiros passos.Nos anos 50,  a indústria brasileira se encontrava em processo de crescimento e os centros urbanos começavam a se transformar por meio de infra-estrutura para o desenvolvimento. Foi quando Chateaubriand, em mais uma cartada empresarial, decidiu trazer os técnicos norte-americanos para implantar a televisão no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário