sábado, 1 de outubro de 2011

CONCEITO DE IMAGENS



O que é uma imagem? Para Platão as imagens são sombras, reflexos, o senso comum simplifica:”Deus criou o homem á sua imagem e semelhança”
A palavra “imagem” vem do latim IMAGO, significa figura, imitação, sombra.
Desde o início da história da humanidade, a imagem sempre possuiu uma relação de significância com o objeto. A contemporaneidade remete a imagem como mídia, a idéia de imagem invasora, que criticamos mas que faz parte da vida cotidiana de todos nós, sinônimo de televisão e publicidade.
O homem deixou o seu vestígio, ou seja a imagem, com o objetivo de comunicar-se por meio de uma mensagem. As novas imagens produzidas em computador com alta definição, e todo universo virtual manipulam e gera dúvida entre o real e virtual.
As transformações causadas pela imagem em nosso século são muito mais profundas. Podemos considerar que não existe imagem criada pelo homem sem a tecnologia.
    Na atualidade, a imagem digital ganha destaque pela sua obtenção por meio da digitalização, possibilitando alterações nos modelos de representação.
Como garantir que as fotografias de jornais, hoje totalmente manipuladas por computador, são os retratos fiéis do acontecimento narrado?
Sobre a questão da imagem e sua importância na constituição da percepção visual, Berger (1999) destaca: O ver precede as palavras, a criança olha e reconhece,antes mesmo de poder falar.
    Referencias bibliográficas:
    BERGER,John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco,1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário