De que forma o indivíduo pode analisar as imagens de hoje, em especial aquelas dispostas na mídia, decifrando o enigma que elas contêm?
Como encontrar pistas para as relações de promoção de consumo, manipulação e mensagens subliminares?
A imagem na mídia é codificada e divide-se em
séries informativas:
Visual (icônica)
Visual lingüística (caracteres)
Visual paralinguistica (efeitos)
Dentro deste contexto, estão os seguintes subcódigos:
• Códigos icônicos – imagens que conotam tradição, sintagmas.
• Código estético –padrão, tradição, gosto popular.
• Erótico –simbologia, convenção e relação significante da sensualidade.
• Montagem – sintagmas pré-fixados, efeitos articulados.
• Todos os indivíduos compõem a própria imagem segundo a mensagem que pretendem transmitir dentro de padrões sociais onde estão inseridos.
Os profissionais da mídia visual (fotógrafos, publicitários, cenógrafos, diretores e produtores de mídia eletrônica e digital) utilizam o princípio da composição para obter o efeito desejado sobre o receptor.
O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são, assim, produtos de uma herança cultural, ou seja, o resultado da operação de uma determinada cultura.
“Nunca olhamos para uma coisa apenas;estamos sempre olhando para a relação entre as coisas e nós mesmos.”
(Berger,1999)
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