domingo, 23 de outubro de 2011

Encenação Teatral

 O Teatro é a expressão mais antiga do espírito lúdico da humanidade, e uma arte cênica especial, pois embora tome quase sempre como ponto de partida um texto literário (comedia, drama, e outros gêneros), exige a transformação da literatura em espetáculo cênico e sua transformação direta com a platéia.
 Assim, por maior que seja a interdependência entre texto dramático e o espetáculo, o ator e a cena criam uma linguagem especifica e uma arte essencialmente distinta da criação literária.

Considerado por muitos como a “Arte Total”, ou seja, a arte que engloba todas as outras artes (podendo-se utilizar a música como trilha sonora, a dança como expressão corporal, as artes plásticas como cenário, etc.), o teatro nasceu por meio de manifestações/rituais aos deuses, foi se aprimorando e não tem limites para enriquecer.
 O Teatro e a imitação de uma ação e que o ato de imitar está presente na essência dos mais primitivos rituais que conhecemos. E através da imitação que a criança se desenvolve aprendendo a falar e a agir.


A Arte Cênica é uma forma de arte apresentada em um palco ou lugar destinado a espectadores. O palco é compreendido como qualquer local onde aconteça uma representação, sendo assim estas podem acontecer tanto em praças como em ruas.

 A Arte Cênica abrange o estudo e a prática de toda forma de expressão que necessita de uma representação, como o teatro, a música ou a dança.
O Teatro é tão fantástico e tão encantador que a grande maioria deixa de tê-lo simplesmente como terapia ou aquisição de cultura e passa a tomá-lo como “profissão”. Hoje se nota uma ampla aceitação do teatro na sociedade, com visíveis benefícios em vários setores, como o da educação. Quando se estuda e se pratica essa “arte total” na escola, há uma melhora na formação do ser/indivíduo, já que se estuda o ser humano e as suas “máscaras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário