domingo, 18 de setembro de 2011

Trabalhar com trechos de músicas

Trabalhar com trechos de músicas conhecidas (uns vinte ou trinta, de acordo com a quantidade de alunos de cada sala) que seriam disponibilizados para todos os estudantes. A cada um deles poderia ser pedido que escolhesse um daqueles trechos para falar de si mesmo. Alunos que selecionassem o mesmo trecho se reuniriam num mesmo grupo e trocariam informações sobre eles mesmos com os colegas e depois seriam apresentados por outras pessoas do grupo...
Utilização de fotografias de personalidades da ciência, das artes ou dos esportes. Caberia aos alunos se agruparem de acordo com um sorteio ou pela preferência individual tendo uma dessas personalidades como base para uma conversa. Nesse bate-papo eles deveriam enumerar as qualidades do sujeito e, a partir de uma lista concebida pelo grupo, deveriam falar sobre si mesmos para o restante da turma.

Selecionar livros conhecidos do público-alvo de alunos e colocá-los em contato com os mesmos para que todos aqueles que já tivessem lido um determinado título pudessem se reunir para falar sobre a obra, o autor, a trama, os personagens e, com base no que conversaram sobre o livro, viessem a falar sobre as pessoas do grupo traçando paralelos com a trama do livro, os personagens, o autor,...
* Fundamentos Filosóficos e Sócio-antropológicos da Estética e da Arte
* Teorias do Ensino e Processos de Desenvolvimento e Aprendizagem
* Ludicidade, Esteticidade e Aprendizagem
* História da Arte
* História do Ensino de Arte no Brasil
* Leitura de Imagem na Escola
* Mediação Social e Cultura
* Planejamento e Avaliação no Ensino de Arte
* Didática do Ensino de Arte
* Seminários Temáticos
* Tópicos Especiais em Arte Educação
* Metodologia da Pesquisa
* Oficinas


Nenhum comentário:

Postar um comentário