domingo, 18 de setembro de 2011

OFICINA COM SUCATAS

A proposta é construir diferentes personagens e objetos a partir de materiais recicláveis. Após a elaboração desses materiais, criar uma história (por grupo) na qual todos os personagens e objetos construídos devem aparecer. Fazer a apresentação utilizando elementos do Teatro. É importante ressaltar que podemos fazer um belo trabalho com o material reciclado, além de preservar o meio ambiente reutilizando estes materiais, podemos melhorar a qualidade das aulas, despertando o interesse das crianças pela mesma. Por meio da arte e suas múltiplas linguagens as pessoas podem comunicar um pouco do que vêem , pensam, sentem, imaginam.
Quatro horas semanais destinadas às aulas de artes – obras da artista brasileira Tarsila do Amaral propiciar as crianças maior contato com as múltiplas linguagens, por entendermos que o vasto mundo das artes, seja pintura, desenho, escultura, literatura, cerâmica arquitetura, modelagem, dança, musica, poesia, teatro, cinema, fotografia, deve ser observado, explorado, interpretado e ressignificado pelas crianças. Assim contribuímos para que descubram seu próprio potencial, enriqueçam-se estética e espiritualmente tenham autoconfiança, tornem se autônomas. Desenvolver técnicas utilizando materiais variados, fazer releituras das obras, adequando as nossa vivencia e realidade social.
Trabalhar com:   A família (oficinas, cada representante da sua família desenhar co sua criança o desenho de sua família)
Auto-retrato em frente ao espelho, formulação de hipóteses como conseguiu fazer ela mesma.
 Observar caminho da escola, vegetação existente ( tipos de plantas, flores,) céu , tipos de construção, água,
Construção de painel, observação do dia e da noite e depois uma arte sobre a observação.
Maquete, painel coletivo representando uma rua, pessoas algo da realidade em que vive.
  Construção de livro (das frutas,)
Convidar as famílias para participar da avaliação do processo. Tem como objetivo sensibilizar os alunos por meio da ação educativa e conhecimento da importância da percepção e conscientização do lixo que pode ser transformado em objetos artísticos, sendo produzidas por eles próprios. Tendo como base a relação de Artes Visuais com a contemporaneidade, buscando fazer a relação do PRESERVAR, EDUCAR E CRIAR ARTE fazendo com se tenha uma preocupação em corrigir hábitos errôneos em manter a preservação do meio ambiente e evitar o desperdício. contextualizar as obras de arte, valorizando os artistas brasileiros. A idéia surgiu de um questionamento dos alunos o porque da arte e pra que serve. Pensei muito e resolvi então trabalhar com meus alunos do Ensino Fundamental e Médio. Minha intenção era fazer com que o aluno aprendesse a olhar para uma obra e se identificar com ela, através dos seus sentimentos e emoções. Comecei então a desenvolver um trabalho de leitura de imagens. Passei para os alunos um “Roteiro de Operação e Crítica de Obra de Arte”.Nesse roteiro estão contidos alguns itens que possibilitam uma melhor percepção das obras de arte, ou seja, sentimento, estética, linha, cor, textura, formas, composição, técnica utilizada, temática, etc. Dessa maneira os alunos puderam perceber como uma obra de arte pode ter tantos elementos que jamais eles perceberiam sozinhos. Objetivo das oficinas é divulgar a arte, bem como popularizá-la para que as grandes obras de arte passem a pertencer ao mundo de crianças que de certa forma, pouco terão contato com pinturas que são de grande riqueza cultural para o mundo, levando em conta a realidade local, através de atividades lúdicas como: oficinas de pinturas, estatização de imagens, confecção de maquetes, atividades de recorte e colagem, releituras e outros. Baseado em artistas plásticos internacionais e nacionais, levando de uma forma bem construtiva o conhecimento que somente as artes podem proporcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário