quinta-feira, 25 de agosto de 2011

As peneiras da Sabedoria

Numa pequena casa de barro, um homem cuidava de sua horta no fundo do quintal. Enquanto o filho ia para a es­cola, ele, todos os dias, com o mesmo carinho, dedicava-se aos seus canteiros de cou­ve, alface e outras verduras lindas.
Chega o filho da escola, troca o uniforme, pega o bal­de e corre em direção à horta, anunciando eufórico sua chegada. O pai fica contente de ver o filho se aproximando, não só pelo fato da grande ajuda que o filho lhe dá, mas também pela oportunidade de bater um "papo". Entre uma conversa e outra, o filho conta os fatos na escola:
- Pai, o senhor não sabe o que me contaram a respeito do Chiquinho...
- Espere um pouco. O que você vai me contar já passou pelas três peneiras, sobre as quais lhe falei na semana pas­sada? - Interrompeu o pai.
- Bem, não tenho muita certeza - disse o garoto um pou­co confuso.
- Vamos à primeira: a peneira da verdade. Você tem cer­teza de que o fato é absolutamente verdadeiro?
- Eu não sei. Só sei que me contaram.
- Então se não tem certeza, sua história já vazou pêlos furos da primeira peneira. Vamos à segunda: a peneira da bondade. É alguma coisa que gostaria que os outros sou­bessem a seu respeito?
- Claro que não.
A história acaba de se escoar pela segunda. Vamos à terceira: peneira da necessidade. Você acha que é mesmo necessário passar adiante essa história sobre o Chiquinho?
- Não, papai. O senhor tem razão. Eu não me imagino passando pelas três peneiras. Não sobraria nada desta his­tória. Com a sua ajuda, vou procurar não me esquecer disso quando me referir a outras pessoas.
- Você já pensou como as pessoas seriam felizes se to­dos usassem as três peneiras para filtrar as histórias maldo­sas, passadas adiante? Da próxima vez que você for tentado a falar dos ausentes, lembre-se das três peneiras. Tenho cer­teza de que você não vai ter coragem de falar

















Teste você gosta de si mesmo?
Este é o caminho para introspecção. Responda honestamente. Você vai poder sentir quanto gosta de si mesmo.
Ponha o número ao lado de cada sentença que corresponde aos teus sentimentos.
(4) se a sentença é completamente verdadeira
(3) se é geralmente verdade
(2) se é verdade só em parte
(1) se não é verdade

_____Eu gosto de me levantar de manha
_____Geralmente eu tenho bom humor
_____Muita gente gosta de mim
_____Quando eu olho no espelho gosto de me ver
_____Se eu fosse do sexo oposto, eu poderia me achar atrativo
_____eu sou inteligente
_____Eu gosto do meu trabalho
_____Não há muitas coisas em mim, das quais me envergonho
_____Eu me sinto bem com o número de amigos que eu tenho
_____Eu tenho muita energia
____Geralmente, sou uma pessoa otimista
_____Eu posso me alegrar de meus erros
_____Se vivesse outra vez, eu não gostaria de mudar
_____Eu sou uma pessoa interessante
_____Eu sou feliz com minha vida sexual
____Eu ainda estou crescendo e mudando
_____As outras pessoas cuidam de mim
_____Não há ninguém como eu
_____Não há muito que eu queira mudar em minha aparência
_____Eu sou uma pessoa bondosa
_____Eu não tenho lamentações em minha vida
_____As pessoas das quais eu cuido dão valor ás minhas opiniões
_____Eu não tenho medo de expressar minha opinião
_____Eu sempre fico a vontade quando converso com outras pessoas
_____Eu posso conseguir aquilo que quero na minha vida
_____Eu gostaria de trocar de lugar com muita gente
_____Eu estou vivendo uma vida interessante
_____Eu gosto de onde eu moro
Qual foi o resultado? Se o total é 92 ou mais: Parabéns. Você tem um auto-conceito positivo. Se o total é mais de 101, é possível que realmente, você tenha uma irreal idéia de si mesmo. Isto porque não é comum uma pessoa se sentir completamente bem consigo mesma. É possível que você tenha um superego.
68 -91: É possível que você goste de si mesmo. Você sabe que não é perfeito, mas tem suficiente coragem para enfrentar qualquer problema e desenvolver o seu potencial.
44 -67: Você não esta alegre consigo mesmo, está confuso e consciente de que tem força, mas talvez você esteja prestando mais atenção a sua fraqueza. Provalvemente seja falta de controle sobre os seus problemas. É possível que você mude o que quizer, se realmente desejar.
43 ou menos: Você não estas contente consigo mesmo. Talvez, agora esteja passando por um período de dificuldade. Se isto é constante, seria aconselhável procurar ajuda de uma pessoa competente. Talvez você esteja se desvalorizando sem justificação.












Nenhum comentário:

Postar um comentário